terça-feira, 26 de outubro de 2010

O botox e a bexiga hiperativa

Um dos problemas que nós, lesados medulares, enfrentamos é a perda do controle vesical. Pra contornar isso e ter uma vida dentro da normalidade é preciso fazer uma reeducação do nosso sistema urinário, pra evitar infecções e constrangimentos. Passamos a fazer cateterismo, conhecido entre os malacabados como "cat", pra conseguir esvaziar a bexiga por completo e também usamos outros artifícios, como os coletores urinários. Além disso existe o tratamento com remédios que diminuem a hiperatividade, mas em alguns casos, como eu, eles não adiantam muito. Uma alternativa nesses casos é a aplicação da toxina botulínica (botox) na musculatura responsável por essas contrações. O botox é aplicado em pequenas quantidades em trinta pontos da bexiga com o objetivo de reduzir a hiperatividade.
Bom, há pouco mais de um mês eu me submeti a esse tratamento e esperei um pouco pra contar aqui no blog, assim eu podia ter uma idéia melhor de como funciona o botox. Depois de alguns dias eu comecei a perceber uma diminuição sutil nas urgências urinárias, o que é um bom sinal, realmente o negócio funciona. Mas pra falar a verdade, eu esperava mais. As urgências diminuíram um pouco, mas não o suficiente pra me dar o conforto que eu esperava, não tenho a segurança que eu queria pra, por exemplo, sair de casa sem o coletor sem me preocupar em perder urina. Agora até saio sem o coletor algumas vezes, mas só em pequenos trajetos ou pra lugares que posso chegar ao banheiro com facilidade.
Dessa primeira vez eu fiz essa aplicação aqui em Aracaju, mas vou tentar de novo no Sarah quando passar o efeito da toxina, que dura alguns meses. Lá, essa aplicação é um procedimento de rotina e eles têm muita experiência. Qualquer novidade a respeito do assunto, vou postar aqui no blog. Algum dos leitores aí já usou botox? Como foi sua experiência?

10 comentários:

  1. Eu tenho curiosidade pra saber,pq tomo remedios pra segurar mais ate fazer o cat,mas vou confessar tenho medo,sei lá..De repente mais pra frente.
    bjs querido

    ResponderExcluir
  2. É Audrey, mesmo não alcançando o efeito que eu esperava, acho que valeu a pena. Afinal, vc para de tomar os remédios enquanto o botox está fazendo efeito. E o procedimento é bem tranquilo. Se tiver mais alguma novidade vou postar aqui.

    ResponderExcluir
  3. aldrey, é tranquilo esse procedimento,mais depende de cada pessoa, eu fiz o procedimento no sarah ja tem 1 ano e 5 meses e nao tenho mais perdas.

    ResponderExcluir
  4. Cajuzones, sempre aprendendo com o seu blog! Realmente não fazemos idéia de todas as implicações no dia-a-dia... bem interessante! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ronald, meu medico me receitou Plantago Homaccord, um remedio natural, homeopatico e está dando resultado. Com certeza é mais economico que o Botox,se tiver chance pergunte ao seu medico. Parabens pela nova cara do blog.
    LE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luis onde acho esse remédio

      grata
      terezinha-

      terezinha.70@ig.com.br

      Excluir
  6. Opa Luís, valeu pela dica. Vou me informar a respeito e conversar com meu médico.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Vocês sabiam que o ministério da saúde abriu uma consulta pública para ver se aprovam a toxina botulínica no SUS? É só acessar o site deles e preencher o formulário. É só colocar a opinião de vocês que já fizeram. É jogo rápido mesmo e pode ajudar um montão de gente!

    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=39823&janela=1

    ResponderExcluir
  8. OIE...GALERA...EU SOU TETRAPLÉGICA E FIZ EM MAIO DE 2011 A APLICAÇÃO BOTULÍNICA NA BEXIGA PELO CONVÊNIO E FOI MARAVILHOSO, COMECEI A TER PERDA DE URINA POR ESSES DIAS, MAS GOSTARIA DE FAZER DE NOVO SÓ QUE O CONVENIO NÃO QUER LIBERAR, VCS SABEM ONDE POSSO FAZER DE GRAÇA????

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquiria, no Sarah vc consegue fazer a aplicação de graça, mas claro que tem que passar pela avaliação deles. Caso contrário, vc pode acionar a justiça contra o plano que vão conseguir autorizar.

      Excluir